top of page


Emissões fugitivas de VOC's, partículas e aerossóis

 

 

Emissões  fugitivas são emissões indesejáveis de compostos orgânicos voláteis, em concentrações de partes por milhão em volume (ppmv) que nem sempre podem se detectadas por meio de inspeções visuais e requer equipamentos especiais e uma metodologia específica. 


Monitoramos também emissões fugitivas de partículas em predios tais como lanternins e em equipamentos de processo tais como exaustores, filtros de mangas, precipitadores eletrostáticos, e percorremos processo medido fuga de partículas, onde verificamos todos os pontos de emissão fugitiva e quantificamos as perdas temos equipamento faricado pela RCLF podendo operar  por batria em pontos de dificil acesso.


As emissões de VOC's podem ocorrer em unidades de processo, através do selo dos eixos de bombas, compressores e agitadores, hastes de válvulas, válvulas de alívio de pressão, flanges e demais componentes da tubulação e pontos de amostragem. Pode ser um valor relativamente alto pelas características toxicológicas ou de periculosidade, com o conseqüente comprometimento ambiental, riscos pessoais e de acidentes.

Para monitorar estas emissões, foi desenvolvido o Método 21 (EPA 21) e LDAR que utiliza um analisador de gases portátil para determinação de VOC, com características apropriadas, intrinsecamente seguro para operação em atmosferas explosivas  obter uma medição quantitativa (mássica) do vazamento. O EPA desenvolveu vários estudos para estabelecer correlações entre o valor medido pelo analisador e estabelecer as devidas taxas de emissão do método.


 

RCLF Medições Ambientais - São Paulo-SP - 11 3721-7318 / 11 2307-6679 - rclf@rclf.com.br

bottom of page