Monitoramento da Qualidade do Ar
Avaliação da qualidade do ar é realizada nas atividades de campo com equipamentos e equipe próprios, proporcionando o diagnóstico dos níveis de poluentes atmosféricos da área de interesse.
A RCLF possui estações móveis que possibilitam o monitoramento da qualidade do ar (PTS, PM10 E PM 2,5 SO2, NO2, O3, H2S, CO, CO2, Metais) utilizando metodologia e equipamentos homologados pelo EPA e ABNT.
Para a avaliação da qualidade do ar é necessário a quantificação da concentração e composição de partículas e substâncias químicas comparando-as com os padrões de emissão conforme o CONAMA 3.
- Amostragem da qualidade do ar; Contadores de partículas
- Amostragem e análise de poluentes do ar;
- Especificação de equipamentos;
- Monitoramento de dados meteorológicos;
- Planejamento do programa de amostragem e dimensionamento de pontos de coleta;
O monitoramento das partículas suspensas totais é feito com amostrador de grandes volumes (HI-Vol) utilizando filtros adequados. O método consiste na pesagem dos filtros do HI-Vol antes e após a coleta, durante a coleta o ar coletado passa atravéz do filtro com retenção mínima de 0,3 µm, que deverá ser feita por um período de 24 horas. As coletas de gases atmosféricos são realizadas com Mini-Vol, onde são coletados até três gases simultaneamente por 24 horas. Sugerimos coletas de no mínimo 7 dias por ponto, para caracterizar bem a dinâmica das concentrações no local. O recdomendado é de se realizar um campanha de coleta a durante o ano, com coletas a cada 6 dias com isto caracterizar o local monitorado. Há também a possibilidade de monitorarmos 30 dias corridos em cada estação do ano.